"Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles." (Rubem Alves)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CIDADANIA E MEIO AMBIENTE NO MERCADINHO

Aproveitando o projeto Criança Ecológica desenvolvido na escola, onde os alunos são levados a refletir sobre nossas ações no meio ambiente, os alunos da 2ª série fizeram a coleta seletiva de embalagens usadas em casa e montaram um mercadinho na sala de aula.
Nessa atividade, além de trabalhar preservação do meio ambiente, foi introduzido noções de compra e venda de produtos, utilizando o sistema monetário brasileiro. A professora pediu aos alunos que trouxessem as embalagens e juntos fizeram uma pesquisa em supermercados da cidade para saber o preço de cada “produto” trazido.
Em seguida organizou a turma e houve revezamento entre os alunos que foram os compradores e o caixa do mercadinho. Fizeram uma lista de compra. Foi entregue a cada aluno certa quantia de dinheiro para que efetuassem a compra de acordo com o valor recebido. Ao passar no caixa, os produtos são somados e há o pagamento. Nessa etapa é também trabalhado noções de consumo e desperdício, enfatizando os gêneros de primeira necessidade para sobrevivência do ser humano, entre outros assuntos relacionados á compra e venda.
A atividade é um sucesso. Os alunos participam, fazem cálculos, estimativas e trabalham em grupo. A atividade não para por aqui, o projeto será trabalhado em diversos momentos de acordo com a necessidade da aula.

CONFIRA AS FOTOS












Nenhum comentário:

Postar um comentário